Você, varejista, já fez a transformação digital do seu negócio?

O que de fato significa transição digital? De acordo com a Microsoft: “A transformação digital consiste em reimaginar como você reúne pessoas, dados e processos para criar valor para seus clientes e manter uma vantagem competitiva em um mundo digital”. Essa definição em si, resume como os varejistas devem ou deveriam evoluir.

Transição digital ou Transformação digital, ao meu ver, vai muito além da tecnologia. A tecnologia é o meio. Mas a transformação mesmo só acontece se mudarmos a maneira como olhamos para o mercado. Mudarmos a forma de nos relacionamentos com o consumidor. E principalmente se quebramos os nossos paradigmas.

A era da informação

Acabou a era do “achismo” ou das certezas. Não devemos achar nada, nem ter certeza de nada. A tecnologia permite parametrizar. Nos dá dados para trabalhar. Na transformação digital, o marketing trabalha com informação e com dados. E esses dados permitirá transformar estratégias e acelerar os resultados dos negócios.

Dados que mostram oportunidades

Vamos a alguns exemplos. Se você tivesse uma marca de moda infantil você selecionaria o público que não tem filho? Provavelmente não. Mas segundo o relatório do Google Internal Data 2019, 39% das pessoas com intenção de comprar roupas para crianças, não tem filhos ou não tem filhos pequenos. Olhar para a segmentação demográfica como era feito pelo marketing, faz você perder oportunidade de negócio.

Outro exemplo: Você sabia que a proporção de homens e mulheres interessados em comprar itens de decoração online é praticamente a mesma? Ou que quase 40% dos adultos que compram games são adultos mulheres e sem filhos?

Essa é a grande mudança que a transformação tecnológica pode trazer para o varejo. Uma melhor compreensão do seu target. Maior aproveitamento de oportunidades. E quando falamos de oportunidade, falamos em vendas. Logo, estamos falando de faturamento. Quanto maior o faturamento, mais recursos para investir em ações de relacionamento e vendas e mais domínio de uma marca dentro do seu segmento.

Sem estereótipos

O mundo está mudando. Os varejistas precisam deixam de usar estereótipos do passado. Basta olhar para a moda, onde marcas como a Zara entre outras, que agora tem a categoria SEM GÊNERO.

O Mercado Livre fez um comercial anunciando que chegou a moda sem gênero e quem vem aí um novo Mercado Livre.

Nem precisamos falar do mercado prateado, com uma população cada vez mais longeva. Segunda a co-fundadora da Hype60+, os “idosos” de hoje tem hábitos de consumo e estilo de vida que eram, há décadas atrás associadas, aos jovens. Namoram online, tem vida sexual ativa, trabalham, são ativista de causas importantes…” E estão comprando online.

Já ouvi de muitos lojistas que o público dele não compra online. Ou só está nas redes sociais. Se você se identificou, está na hora de parar e repensar.

Muito além das redes sociais

Quando entramos em uma empresa para fazer a transição digital, o objetivo é levar a MARCA para o universo online, seja através de LANÇAMENTOS DIGITAIS, de produtos ou serviços. Ou através da criação de um E-COMMERCE,

Mas logo buscamos entender o momento atual da empresa. Identificar padrões de pensamentos e então trabalhamos a CULTURA DA EMPRESA, para um mindset de INOVAÇÃO E OLHAR PARA TENDÊNCIAS.

Não adianta buscar a TRANSIÇÃO DIGITAL somente através de tecnologia. Infelizmente tem muita gente achando que ter um site, um e-commerce ou pior, estar presentes nas redes sociais, é ter feito a Transformação Digital. Considera que a sua empresa já é digital. Mas na verdade ainda trabalha com pensamento analógico e com crenças que limitam as oportunidades. E muitas podem estar ameaçando matar o seu negócio.

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