5 previsões para o marketing nas redes sociais para 2020

Estamos na reta final de 2019 e chegou a hora de começarem as previsões. O que esperar do marketing nas redes sociais nas redes sociais para 2020? Para onde o mercado está olhando ?

Para quem trabalha com vendas online seja de produtos ou serviços, olhar para tendências é fundamental. Nem todas devem acontecer, mas é importante acompanhar. Quem já foi em algum lugar que tem dunas, sabe que normalmente são lugares que ventam muito. E por consequência, costuma voar muita areia. Você não enxerga, mas sente aquela fina areia voando. Essas dunas estão se movendo. A gente não vê, mas esses grãozinhos de areia estão indo em uma direção, onde formará dunas mais altas. E elas sempre estão em movimento. Se você tirar uma foto e voltar meses depois poderá perceber a diferença. Às vezes sutis outras vezes maiores. Pode demorar mais tempo ou menos tempo.

Assim são as mudanças. O Instagram demorou muito tempo para virar o queridinho. Por muito tempo, todo mundo estava no Facebook. Mas quem chegou primeiro lá, aproveitou melhor. Crescia organicamente muito mais rápido. Por isso, olhar relatórios de tendências pode te ajudar a chegar primeiro ou pelo menos estar no lugar certo, na hora certa.

Vamos então, as tendências do marketing nas redes sociais em 2020.

1) Influenciadores digitais

  •  Os anúncios patrocinados por influenciadores cresceram mais de 150%
  • O número de influenciadores que usam o #ad (para indicar patrocínio) mais que dobrou
  • Os micro influenciadores se tornaram mais importantes e agora compõem a maioria dos influenciadores (mais de 75% de todos os influenciadores no Estado Unidos são micro influenciadores).

Logo, influenciadores digitais continuarão em alta em 2020.

2) Compras nas mídias sociais

Esta é uma tendência que começou este ano e deve aumentar no próximo ano. Cada vez mais, você não precisará mais sair de uma determinada rede social para fazer uma compra ou um produto que encontrou.

O Instagram tem investido nessa ferramenta e deve melhorar essa interface, onde cada vez ficará mais natural a compra dentro da plataforma.

Se você está comemorando, realmente há motivos para isso, afinal é mais um ponto de contato com o cliente e essa facilidade diminuirá a jornada pelo funil de vendas. Mas lembre-se: as redes sociais mudam a todo o momento. Não concentre suas fichas apenas nas redes sociais. É importante você ter o seu site ou e-commerce, onde você consegue ter o controle. Afinal construir o seu negócio somente nas redes sociais é construir sua casa no terreno alheio. Isso nunca dá certo.

3) Chatbots

Quando os Chatbots surgiram os clientes eram respondidos apenas com respostas pré-escritas para perguntas que as marcas consideravam comuns, usando palavras-chave para acionar o bot. Com isso a qualidade era péssima. Com certeza você já passou nervoso em algum momento ao ser atendido por uma máquina respondendo mensagens pré-gravadas.

Mas chegamos em 2019 com os algoritmos melhorando a eficácia dos chatbots ao “entender” o que os usuários estão escrevendo para eles. As marcas não precisam mais encher os robôs com respostas enlatadas, pois os chatbots podem, de certa forma, navegar na web para encontrar as respostas que os consumidores estão procurando.

A inteligência do Chatbot só continuará crescendo em 2020 e chegaremos ao ponto de nem percebemos que estamos sendo atendido por robôs (não é para já, mas é uma tendência para o futuro). Por isso, comece a se familiarizar com essa ferramenta.

4) Stories se tornarão queridinhos dos profissionais de marketing

Por um tempo, o Stories foi exclusivo do Snapchat, mas o Instagram e o Facebook Stories foram lançados, e agora até o YouTube tem seu próprio formato de histórias.  

Esse formato pode fornecer aos seguidores uma visão mais autêntica, pois geralmente são vídeos criados no local. Cada vez mais recursos têm sido criados para esse formato e realmente a tendência pode crescer.

E como o conteúdo do Stories desaparece rapidamente, os profissionais de marketing podem aproveitar e explorar para oferecer promoções rápidas para somente os seguidores mais leais.

5)  Comunidades de mídia social

Quem está de olho já deve ter visto propaganda do Facebook Groups promovendo os grupos. Na verdade, muita gente que eu converso, ainda está no Facebook por causa dos grupos. E é claro, que percebendo isso, o Facebook tem explorado isso para continuar mantendo seus seguidores.

E essa tendência deve permanecer e crescer em 2020. Cada vez mais o Facebook será o local para criar comunidades. Caberá as marcas saber como explorar isso. Afinal, é uma ótima maneira de criar comunidades que reúnam clientes existentes e em potencial para compartilhem experiências, busquem soluções para seus problemas e, assim, as marcas possam se envolver com eles de maneira significativa.

Um exemplo disso, é uma agência que criou um grupo de “Mulheres que Viajam” para que mulheres possam compartilhar e dividir suas experiências de viagem.

E ai ? Já pensou em criar uma comunidade para a sua marca? Nós brasileiros, gostamos de redes sociais. As marcas só precisam saber qual a melhor forma de estar presente e aproveitar o melhor de cada uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *