Como aproveitar a sazonalidade para vender e lucrar mais.

É fácil para quem trabalha com moda aproveitar os período sazonais. Para quem trabalha com moda, por exemplo, tem coleções dedicada as estações do ano, como a moda verão ou a moda inverno. Por exemplo, é fácil focar em produtos ligados as datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e até mesmo os períodos festivos como o Carnaval. O segmento da moda é um dos segmentos que trabalha muito bem a sazonalidade.

Mas e se você vender, por exemplo, móveis fixos ou modulares ou qualquer outros produto que não se “liga” tão facilmente a promoções sazonais?

Dificilmente não tem uma data no calendário que mais se aproxima da sua linha de produtos. Mas a ideia aqui é que você tente melhor o hype sazonal e aproveitar a relevância e o imediatismo de eventos relacionados ao calendário. Tem como fazer isso, independente da sua linha de produtos. E promoções sazonais não apenas podem ajudar a aumentar as suas vendas, como reforçar a presença da sua marca, quando bem executadas.  

CONTE HISTÓRIAS CONECTANDO SEU PÚBLICO AO CONTEÚDO PROMOCIONAL

Histórias conectam , encantam e aproximam. Portanto, as datas sazonais são sempre bons momentos para contarmos uma história e conectarmos com o nosso público.

APROVEITE TAMBÉM AS DATAS MENOS ÓBVIAS

Datas como dia das mães, pais, crianças, são ótimos períodos para criar ações. Mas que tal também aproveitar as datas menos óbvia? Dia da árvore, dia do livro.

SÉRIES E EVENTOS ESPORTIVOS TAMBÉM SÃO SAZONAIS

Uma outra forma de aproveitar a sazonalidade é olhar para calendários esportivos ou até mesmo lançamento de séries na Netflix ou um game. Logo, é uma ótima oportunidade de se conectar com um novo público e que são fãs de séries e times. Basta usar a criatividade para criar ótimas promoções.

Como você viu, quando falamos de sazonalidade podemos ir muito além das datas do varejo. Mas antes de começar a se desesperar com tantas possíveis datas, escolha alguns eventos sazonais importantes que reflita sua marca e começa a partir daí. Tente selecionar de forma a ter sempre uma ação prevista no mês.

Os principais componentes de qualquer campanha sazonal são seu tema promocional, marca, produto e promoções.

TEMA PROMOCIONAL

Crie um tema diferente da mensagem regular da marca, assim seus clientes perceberão que algo diferente está acontecendo.

IDENTIDADE VISUAL

Esse período é a hora que você poderá brincar um pouco, trabalhando
novas cores, planos de fundos e tipologias. Mas lembre-se de manter-se fiel a voz da marca.

PRODUTO

Faça uma lista de produtos que você destacará. Baseie sua seleção na
sinergia com o tema, no interesse dos clientes e no potencial das promoções.

Esses são os principais produtos que você exibirá, então escolha
sabiamente. Crie coleções selecionadas, para destacar seus produtos
selecionados.

sazonalidadeDecida as promoções que você oferecerá como parte da sua campanha sazonal. Dependendo dos produtos escolhidos e do tema da campanha. Você poderá oferecer um percentual de desconto, frete grátis ou combos promocionais.

PROMOÇÕES

Quando a campanha terminar, analise as vendas, o ROI e avalie o sucesso da ação. Corrija o que for necessário e siga para a próxima campanha. Não desista se uma ação não deu certo.

Esses dias em uma reunião escutei uma resposta que me inspirou bastante: “se você perguntar se somos os melhores,
eu diria que provavelmente não. Mas com certeza somos os mais insistentes. Não desistimos facilmente, por isso crescemos acima da média”.
O sucesso nem sempre virá para o melhor, mas normalmente virá para os mais persistentes.  Boas vendas!

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