O que é uma landing page?

Você já ouviu falar de Landing Page? Para quem já está habituado aos jargões do marketing digital com certeza sabe o que é uma Landing Page ou em português Página de Destino.

As páginas de destino ou landing page são muito utilizadas para captação de Leads, ou seja, para coletar dados como nome, e-mail, de possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço. Ou ainda, utilizada para efetuar a venda de um produto ou serviço. Então, são páginas únicas. Isto é, não possui um menu ou botões que direcionam para outras páginas. Além disso, os botões para a ação será um “aceite” para fazer um download (depois da pessoa preencher um formulário com alguns dados) ou para efetuar uma compra, nesse caso, será direcionando para um sistema de pagamento. São páginas únicas que convidam o usuário a uma ação.

A Landing Page normalmente está veiculada a uma campanha ou anúncio. Ao clicar no anúncio, normalmente em uma rede social, o visitante chega nesse site de página única com uma descrição completa da oferta. Portanto, a Landing page faz parte da estratégia do marketing. Você poderá ter diferentes Landing Pages. Cada landingpage deverá ter o foco em única ação. Por exemplo: se você vende 3 cursos diferentes. Cada curso deverá ter uma landing page ou página de destino única.

Diferença entre uma Landing Page e um site

Uma landing page não substitui o site principal da empresa. Portanto, você deverá ter o seu site principal com TODO O SEU CONTEÚDO. Conteúdos como vídeos, caso você os produza, poderá e deverá ser postado em redes sociais como YOUTUBE e INSTAGRAM. Mas lembre-se: o que é seu de FATO, é o seu DOMÍNIO. Por isso, não deixe de colocar no seu site todo o seu conteúdo. Sejam eles textos ou vídeos. As redes sociais são para compartilhar e atingir um público maior. Mas você ou a sua empresa, PRECISA TER um site. Se você ainda tem dúvida se deve ou não ter um site ou e-commerce, talvez esse texto aqui seja para você.

Se você tem o seu e-commerce, todo o seu catálogo de produto estará no seu e-commerce.  Já a Landing Page será uma página com apenas 1 oferta ou 1 conteúdo para download.

A Landing Page tem um único objetivoTeclado com Lead

A Landig page será uma página isolada do site. O objetivo da landing page é não “distrair” o lead com muitas informações. Essa página única deverá ter apenas um objetivo: OU REALIZAR UMA VENDA OU COLETAR DADOS. Você poderá criar uma oferta única e irresistível para o seu cliente e ele terá apenas o botão COMPRAR. Muitos colocam também um link para o Whatsapp, assim o cliente poderá tirar alguma dúvida e você, agora com o contato direto com o cliente, poderá ajudar na conversão da venda. Isso quando o objetivo for venda.

Ou a sua landing page pode ter o botão para DOWNLOAD do seu conteúdo rico. Sendo assim, você poderá criar um processo automatizado, onde o cliente preenche alguns dados e recebe de forma automática um e-book ou acesso ao conteúdo exclusivo.

Esse “dado” que o lead te forneceu, e-mail ou telefone, te ajudará a criar uma lista de possíveis interessados no seu produto. E posteriormente você poderá fazer uma oferta imperdível para ele.

Como eu disse lá no começo do texto, quem já estuda ou estudou marketing digital sabe de tudo isso. Mas estou escrevendo sobre isso, aqui em um canal que falo sobre e-commerce porque essa estratégia pode e deve ser usada por quem também vende produto. Produto físico.

Um case para inspirar

Um exemplo na prática é um caso de um site que vende cachaça. Eles criaram um conteúdo para ser baixado de graça com diversas receitas de drinks com cachaças – landing pages com link para baixar um e-book gratuito com diversas receitas feitas com diferentes tipos de cachaças.

Com isso, a empresa criou um mailing com diversos e-mails de pessoas interessadas em drinks. Então, depois a empresa enviou um e-mail com CUPOM com uma oferta especial de um lote ÚNICO de cachaças, por tempo limitado. Portanto, a chance dessas pessoas comprarem é muito maior do que anunciar somente cachaça no Facebook ou outra rede social. Acima de tudo, eles já conheciam a marca que estava fazendo a oferta. Tinham recebido gratuitamente receitas dessa marca. Foram informados que o produto era especial e por tempo limitado. Portanto, era como receber em seus e-mails uma informação privilegiada. A conclusão foi que muitos compraram, zerando rapidamente o estoque dessa oferta.

Lembrando que muitos desses leads, que receberam o e-mail com a oferta da cachaça não compraram na primeira oferta, mas ficaram em uma lista que receberá constantes ofertas até o momento que muitos passarão de leads e se tornarão efetivamente clientes, comprando a oferta. O custo se torna infinitamente mais barato se compararmos ao investimento necessário para manter um anúncio nas redes sociais ou mesmo no Google. Com certeza o custo do CAC (custo de aquisição do cliente) se torna muito mais interessante.

Podemos dar milhares de exemplos. Se você frequenta as redes sociais, já deve ter fornecido o seu e-mail em troca do seu e-mail. Tem desde materiais técnicos até livros de receitas vegana e meditação.

Qual a sua oferta para a sua landing page?

A ideia é dar um conteúdo de real interesse do seu público em troca de um e-mail. E essa “troca” será feita na landingpage. Entendeu porque você precisa de uma landingpage? Você vai utiliza-la tanto para captar o lead como posteriormente para oferecer a sua oferta única.

O objetivo desse texto é apresentar mais uma ferramenta poderosa de vendas. Portanto, pense em qual material você poderia produzir e oferecer gratuitamente. São essas listas de e-mail que tem criado muitos empresários digitais de sucesso. Talvez você não queria ir para frente do vídeo, ser um digital influencer, ficar fazendo cursos. Não precisa… estamos falando de uma estratégia de marketing. Que podemos e devemos utilizar, adaptando na hora da oferta para uma OFERTA DE PRODUTO. É uma ferramenta poderosa e tenho certeza que irá ajudar a alavancar as suas vendas.

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