5 passos para salvar seu negócio em época de quarentena

Se você é empreendedor e tem um negócio, imagino que esteja preocupado. Todos nós estamos. Precisamos pensar em sobrevivência. A nossa e a dos nossos negócios. Então para te ajudar vamos dar uma ideia de 5 passos que podem salvar o seu negócio nessa época de quarentena.

1.Leve o seu negócio para onde as pessoas estão.

E isso quer dizer: digitalize o seu negócio. Não sabemos quando a quarentena vai acabar. E quando acabar o mundo não será como antes. O mundo mudou e isso não é para você se preocupar, mas para você se preparar e preparar o seu negócio. Quase todo negócio pode ser adaptado para o modelo online. Se você já pensou, repensou e realmente não encontrou uma forma de adaptar o seu negócio para o modelo online, está na hora de se reinventar.

2. Hora de se reinventar

Precisamos repensar o nosso modelo de negócio. Sair da área de conforme e mudar as nossas crenças. Sabe aquela frase: “ah mas o meu cliente não gosta de comprar online. Não funciona assim”. Está na hora de se abrir pra o aprendizado, o novo.

Para te ajudar, vamos pensar em alguns exemplos: Uma escola da dança poderá dar aulas e propor exercícios de forma online. Afinal precisamos nos movimentar e muitos alunos com certeza gostariam de manter as suas atividades mesmo que de forma remota. Uma escola de música também poderá propor o atendimento de forma online.

Vamos pensar em uma clínica estética onde os clientes precisam estar de forma presencial, correto?! Como fazer o negócio sobreviver nesse período? Vou propor somente alguma ideias aleatórias mas que ajudará você a entender o tipo de exercício que estou propondo. A clinica poderá criar pacotes com venda de cremes e produtos e com acesso a um vídeo tutorial para auto aplicação. Nem todos os tratamentos poderão ser adaptados mas acredito que muitos podem ser possíveis. Que tal vender kits de relaxamento, afinal todos nós temos ficamos muito estressados em casa.

Por falar em videos tutoriais, também tem os conteúdos online com exercícios faciais , cuidados com a pele, forma de hidratação entre outros, que a clinica estética tem conhecimento e o “tempo” necessário para colocar em prática.

3. Seja útil nesse momento

Esse é o momento ideal de ser útil para o seu cliente. Ajude-o a passar por esse momento. No item 2 falamos já um pouco sobre isso quando falamos de conteúdos que você poderia oferecer ao seu cliente.

Se o seu negócio era útil antes da crise, com certeza deve ser útil ainda para o seu cliente. Mostre como você pode continuar contribuindo, mesmo que nesse momento ele possa não estar consumindo de você e pense em produtos que ele possa vir a consumir e passe a oferecer. Como no caso do exemplo da clinica de estética

4. Crie uma verdadeira proposta de valor

Sei que estamos passando por um dos momentos mais difíceis da vida. Pelo menos na vida econômica. Mas pode ser o momento ideal para você se reinventar de verdade. Reinventar a forma de ver a relação comercial. Pensar na entrega além do produto ou do serviço. Incluir de fato uma proposta de valor.

A proposta de valor vai além do bom atendimento. Vai além do brinde ou do desconto. Estamos falando aqui de valores da marca e atitude da sua marca. Talvez seja um bom momento para ler o e-book Faça da sua Ideia a sua Marca, onde ensino como pequenas empresas podem construir uma marca e cases de pequenos empreendedores que construíram uma proposta de valor com diferencial. Esse diferencial pode se essencial nesse momento e após esse período, afinal como menos dinheiro circulando, a disputa pela dinheiro do consumidor estará mais acirrada e o valor da sua marca poderá ser o diferencial para a escolha.

5. Estude e busque parcerias

Não é hora de se acomodar. O mundo mudou e você provavelmente não estava preparado. Mas isso não quer dizer que não seja possível. Sempre é possível começar de novo. É possível se reinventar. Sempre haverá oportunidades mesmo no meio da crise. Dessa vez você não esta sozinho (a), estamos todos juntos. É hora de estudar, olhar para o mundo com um novo olhar. Com certeza isso te ajudará a encontrar novas oportunidades.

Estamos todos separados, cada um em sua casa. Mas mais do que nunca, precisamos nos CONECTAR. Crie parcerias. Busque trocar ideias. Juntos, podemos nos ajudar a sair da crise e encontrar novas oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.