Aprenda a fazer o seu MVP para o e-commerce

Você está pensando, já tem ou quer montar um negócio, mas não sabe ainda se e-commerce é a melhor opção? Ou o que vai vender? Que tal montar um MVP?

MVP significa Minimum Viable Product, que significa, produto mínimo viável. Esse conceito surgiu no universo de startups. A ideia é: teste rápido, erre rápido e corrija rápido. Utilizado para lançar novos produtos ou serviços com o menor investimento possível e assim testar o negócio antes de aportar grandes investimentos.

Como levar esse conceito para a sua realidade? Cadastre os seus produtos em uma plataforma de entrada. Com baixo custo. Utilize ERP de baixo custo. Crie uma operação mínima viável.

Mas atenção: criar uma operação mínima viável não é criar uma operação de qualquer jeito. É criar uma operação com o mínimo recurso possível. Mas estruturá-la de forma correta, afinal não adianta colocar qualquer foto e depois dizer que o produto não vende. Ou simplesmente deixar o site no ar. A ideia será testar, corrigir, testar, até achar o formato ideal.

Alguns passos para te ajuda:

1. Selecione uma quantidade mínima de produtos

Selecione uma ou algumas linhas de produtos que você pretenda testar as vendas. Crie uma árvore de produto consistente. Lembre-se que a ideia é testar. Logo, nessa etapa você poderá identificar o que vende mais, achar o preço ideal, a proposta ideal de venda.

2. Fotografe os produtos

Faça boas fotos dos produtos. Na internet a imagem é um dos itens mais importante para venda. Lembrando, que já demos algumas dicas de como fazer fotos vendedoras para o seu e-commerce.

3. Selecione um ERP

Existem ERP’s de entrada como Bling e Tiny. Um ERP de entrada, possui baixo custo de mensalidade, mas será ideal para ajudar você a integrar os seus produtos com alguns marketplaces. E nessa etapa será interessante  testar a aceitação dos seus produtos em marketplace.  

4. Selecione uma plataforma de e-commerce

Existem muitas plataformas de entrada no e-commerce fáceis de criar , mas que possuem todas as funções “necessárias” para um bom e-commerce. Eu vou deixar uma sugestão aqui: a Loja Integrada, tem até opção gratuita, mas sugiro o plano mais barato que eles oferecem.

Você poderá integrar o seu e-commerce com diversos serviços como: abandono de carrinho, e-mail mkt, atendimento pelo Whatsapp, criar banner para captação de e-mail, inserir vídeos nos descritivos, integrar com as redes sociais.

5. Teste, altere, teste

A ideia do modelo MVP é você achar o tom certo e o ponto certo de sensibilidade do seu consumidor. Faça ações promocionais para testar diferentes preços do seu produto.

Veja aqui mais dicas para montar o seu e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *