7 Dicas para fazer sucesso no Instagram

O Instagram é hoje a principal rede sociais do Brasil. E apesar de eu não ser muito a favor de ter o Instagram como o principal canal de vendas. Sei que hoje 8 de cada 10 empreendedoras que converso, colocam a rede social Instagram como um importante canal para divulgação e muitas vezes como o seu principal canal de vendas.

Fato é que seja para vendas ou para criação de marca, o Instagram é um importante canal para você e a sua marca estarem presentes.

Se você ainda não conseguiu tirar o melhor proveito dessa rede social ou se vai começar agora (nunca é tarde), vou dar 7 dicas que vão te ajudar bastante.

Mas antes vou responder uma dúvida comum.

Ter ou não ter um feed organizado?

Um cliente me fez a pergunta acima essa semana. A dúvida dele surgiu a partir de um comentário que ele escutou, algo como: “hoje em dia a espontaneidade é que vende.”

É muito comum ao lermos ou escutarmos sobre tendências, citarem a nova geração e a forma de se comunicar e se conectar com eles. E então, fala-se sobre a tendência para o “real”. De mostrar o corpo real, a vida real, sem filtro, inclusive a hashtag #nofilter é uma das mais populares. Então, essa é uma tendência? Sim…e não! Ser real não quer dizer “de qualquer jeito”. Não quer dizer que não há uma preocupação com uma estética. O que está mudando é a estética adotada. É uma estética que se aproxima do “real”. O que chamamos de uma ESTÉTICA MAIS NATURAL.

Essa tendência nos mostra um crescimento na utilização de modelos menos “plastificados”, com mais representatividade de corpos, cores, cabelos. Prevalência para uma luz mais natural.

Fica fácil entender essa tendência, inclusive quando pesquisamos em bancos de imagens. Fotos feitas para banco de imagens, mas com uma estética tão natural que parece ter sido tirado “ao acaso” – apenas um grupo de amigos que estavam sentados na calçada.

Grupos de amigos conversando em uma calçada. . Foto com luz natural mostrando uma tenência.
Foto de banco de imagem. Uma estética natural e com pessoas “reais”.

Assim como a foto parece real e natural, o feed pode até ter uma certa “desorganização” , mas uma “desorganização” consciente. Pois, até o feed tem uma estética que harmoniza e cria uma identidade, seja para a marca ou para o digital influencer. A escolha do que postar ou como postar devem pensadas e planejadas. Isso fará muita diferença para a sua marca e para os seus resultados no Instagram.

Então, vamos à 7 dicas e alguns exemplos de feeds para que você possa entender e se inspirar:

1. Entenda a identidade da sua marca

Pode parecer óbvio, mas não é. Poucos empreendedores sabem responder essa questão. A sua marca é divertida? Mais séria? A sua marca é mais aventureira? Qual o tom da voz da sua marca? Se você não sabe sobre o que eu estou falando ou se ainda não tem isso definido. Faça o download gratuito do e-book Faça da sua ideia a sua Marca, que lá tem o passo a passo para você criar a identidade da sua marca.

2. Crie uma história para cada foto exibida

Exemplo de Feed do Instagram da marca GoPro

As pessoas não estão no Instagram procurando produtos ou serviços para comprar. Pense no seu comportamento. O que você está buscando quando está “rolando” as fotos no Instagram?

Tente criar narrativas ligadas à sua identidade de marca. Histórias criam conexão emocional e torna o conteúdo mais relacionável com o seu público.

Um exemplo é o Instagram da Go Pro. Aquela câmera pequena feita para filmar esportes de ação. Todo o seu feed é feito por clientes que enviam suas aventuras, gravadas com a Go Pro. O Instagram deles refletem exatamente o espirito da marca: “aventureira; esportiva” , e com certeza conversa com o público alvo da marca, que tem no feed imagens incríveis que os coloca dentro da ação.

referencia feed Instagram da marca Tacobell

Você também poderá tirar fotos dos seus produtos. Mas tente apresentá-los de uma maneira diferente. O Instagram do Taco Bell é uma ótima inspiração. Com muita presença de fotos dos produtos, no caso o taco, mas apresentados de forma atraente e descontraída.

3.Publique conteúdo que reflita o valor principal da sua marca.

Pense o que o seu público deveria sentir ao pensar na sua marca? No exemplo da Go Pro, o sentimento que eles querem despertar é a vontade de fazer uma aventura. A vontade de registrar essa aventura. E então, comprar uma Go Pro, quem sabe. Você não vê no Instagram deles preço do produto, fotos do produto. Você vê a utilização do produto. Eu “vendo” o desejo. Eu estou vendendo o destino, o como você chega lá, você vai entrar no site e ver o preço, meios e formas de pagamento. Mas utilizo o recurso do Instagram que é CRIAR O DESEJO ATRAVÉS DAS IMAGENS. O DESEJO DE FAZER PARTE, DE TER.

Podemos pensar, para exemplificar, em uma marca de colchão. Poderíamos associar à essa marca palavras como: descanso, conforto, tranquilidade, relaxamento, prazer, diversão. Devemos criar uma lista de palavras que queremos associar à nossa marca. E então, buscar imagens que transmitam essas sensações. No caso da marca de colchão, poderíamos trabalhar imagens incríveis que despertem o desejo de se jogar em um bom colchão, de ter um quarto gostoso, uma boa cama … imagens que reflitam as sensações e estados as quais quero associar o meu produto. Para a Go Pró quero movimento. Para o colchão, quero conforto, relaxamento, … e para o seu produto?

“Se eu seu quais são os principais valores da minha marca, a identidade da minha marca e começo a entender o que eu quero passar para o meu cliente. Ficará mais fácil criar narrativas que se conectem emocionalmente com o meu lead.”

4. Escolha a paleta de cores e filtros

Tente programar as suas postagens, pensando na sequência de 3 ou 6 posts (no Feed você verá que são 3 fotos por linha). Tente manter um padrão de predominância de cores nessas sequências de post. Se você postou 1 foto com um tom predominante de azul, pense em manter o mesmo padrão para os próximos 2 posts. Você terá uma linha com 3 fotos que tons de azul predominantes. Isso irá criar uma harmonia.

Escolha 1 tipo de filtro. Use essa opção escolhida e use de forma consistente. Isso ajudará você a manter um padrão para as suas imagens e consequentemente uma harmonia visual.

referência em post instagram
Tom rosa prevalece em uma sequência de posts criando uma harmonização no Feed do Instagram

No começo do texto falamos da tendência de não utilizar filtros. O ideal é que você não abuse dos filtros. Tente utilizar de forma que não apareçam muito o efeito. Mas você verá que um efeito de leve, com uma pequena dessaturação ou saturação. Um brilho ou esmaecer podem fazer todo a diferença. Mas lembre-se de criar um padrão para todas fotos e utilizar de forma consistente.

5. Cuidado com as fontes

Escolhas as fontes da sua marca. É interessante ter uma fonte para os títulos e uma para o corpo. No stories você pode configurar de forma a ter a sua fonte instalada.

Por falar em stories, você poderá escolher um template e já deixar pré-definido alguns modelos. Mais uma vez: é importante ter um padrão definido e ser consistente no uso. Escolha 4 ou 5 templates e varie entre eles. Você poderá utilizar um modelo para #tbt outro para #inspiraçõesdesegunda e por aí vai. Para esses templates, mantenha o uso das fontes escolhidas.

6. Crie um #hashtag

Crie um hashtag e utilize de forma consistente #shareaCoke . Mesmo que você não seja uma Coca Cola, você pode e deve criar uma hashtag que estimule a seus fãs compartilharem.

7. Planeje com antecedência

A maioria dos feeds com uma estética bem organizada do Instagram são organizadas e planejadas com antecedência. Algumas contas planejam postagens cronologicamente – como cronogramas sazonais, mensais ou trimestrais – mas outras planejam em termos de conteúdo. Por exemplo, eles podem tentar postar consistentemente sobre um determinado produto ou evento ou criar uma série repetida de postagens por linha em torno de um tópico específico.

Poste de forma consistente. Manter um cuidado com cada post, trabalhar a estética, mesmo que uma estética mais natural, mas algo pensado. Ajudará a criar valor para a sua marca.

DICA BÔNUS:

Invista em sorteios e impulsione algumas das suas postagens para aumentar o número de seguidores. Comente e curta páginas de pessoas que curtem o mesmo assunto relacionada a sua marca ou ao seu produto. Interaja com os seus seguidores. Estimule com perguntas. Responda sempre. Faça Live no Instagram. Ensine algo ou dê dicas valiosas para os seus seguidores.

Utilize com sabedoria e aproveite o melhor que as redes sociais podem te oferecer. Mas não esqueça: o objetivo final sempre deverá ser levar trafego para o seu site. Crie o seu público. As redes sociais mudam. O importante é aproveitar o melhor momento de cada uma delas.

Compartilhe suas dicas e deixe o seu Instagram.

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