4 dicas para criar banners que vendem para a Blackfriday.

Estamos à véspera da Blackfriday e o seu negócio não pode ficar de fora. Vale a pena calcular bem a precificação do seu produto e ver se consegue pelo menos 10% de desconto em alguns itens.

Então, não tente enganar o consumidor criando falsas promoções. O consumidor já está bem atento para esse período e aplicar falsos descontos só irá queimar a sua marca. Então, a primeira dica é: trabalhe com os itens que realmente você tenha margem para dar um desconto.

Ofertas selecionada, hora de criar um banner ATRATIVO e VENDEDOR para divulgar as suas ofertas na Blackfriday, seja no seu e-commerce ou nas suas redes sociais.

Aqui você vai encontrar todas as dicas que você precisa para criar bons conteúdos visuais e vendedores para a divulgação das suas ofertas.

1. Tenha boas fotos dos produtos que estarão em promoção:

Se você ainda não tem fotos dos produtos que farão parte da sua promoção, ou se tem, mas não são muito boas…essa é uma boa hora para produzir FOTOS DE QUALIDADE. Para vendas online, a foto é um dos itens mais importantes. SEMPRE invista em boas fotos.

Se você for produzir as fotos, coloque o produto próxima a uma janela bem iluminada. Coloque uma cartolina ou uma folha sulfite branca encostada na parede ou em um suporte e faça uma pequena curva como na foto abaixo. Isso fará com que você consiga criar o efeito “fundo infinito”.

Se você tiver uma placa de isopor branca ou uma outra cartolina branca, coloque na posição oposta à janela, próximo ao objeto (mas de forma que a cartolina/ isopor não saia na foto). A luz que entra pela janela, baterá na cartolina/isopor e irá ajudar a iluminar o objeto na face oposta à janela, diminuindo a sombra no objeto.

Veja mais dicas aqui sobre como fazer fotos vendedoras para o seu e-commerce.

Foto com dicas de como montar um estúdio caseiro.

 

Exemplo de como posicionar o seu produto para uma boa foto.

2. Tire foto mostrando detalhes dos produtos.

Tente colocar o máximo de informação no descritivo do seu produto. Mas, como eu disse acima, a imagem é um dos principais itens do e-commerce. Logo, invista também em fotos de detalhes do produto. Use a criatividade. Você poderá pedir para um (a) amigo (a) ficar próxima a janela e segurar ou usar o objeto.

Assim, posicione a modelo de forma que no fundo tenha uma parede branca. Quanto menos informação na cena (como fundo com estantes, objetos, etc…), mais destaque terá o seu produto. Por isso, tente sempre fotografar os produtos ou modelos em um fundo branco.

Mãos com detalhes dos anéis. Uma boa foto para mostrar detalhe do produto

3. Faça uma edição na imagem, deixando sem o fundo.

Você pode estar se perguntando: “eu tirei a foto no fundo branco e agora vou excluir o fundo? “. O fundo branco, também é conhecido como fundo para recorte. Você verá que ficará fácil recortar o branco e ficar só com a imagem do produto. Essa “foto recortada” você irá utilizar para começar a criar o seu banner promocional.

Você poderá fazer esse recorte no Photoshop ou em algum editor de fotos online como https://pixlr.com/ ou https://photo.wondershare.com/ . Se você ainda não mexe com edição de imagem e nunca recortou um fundo, sugiro pesquisar um pouco no Youtube. Aqui tem um tutorial bem bacana de como fazer isso no Pixlr.

Esse será uma passo importante pois dará mais liberdade para você criar o seu layout. Trabalhe com as suas imagens recortando o fundo e salve no formato png.

4. Crie um bom layout

O Canva ajuda a você montar, de forma online, um layout “profissional” de maneira fácil e gratuita.

Mas precisamos levar em conta algumas coisas na hora de criar. Vou citar abaixo 6 etapas onde devemos nos preocupar com o design para um bom layout de banner.

  1. O tamanho
  2. O fundo
  3. O Título
  4. O subtítulo
  5. O CTA (chamada para a ação)
  6. A imagem do produto

Também não podemos esquecer:

  • A página de destino

1. O Tamanho

Pense onde você irá publicar o banner que você vai criar. Na capa do Facebook? No Instagram? Na home do seu site? Banner de home? Banner lateral? Verifique as medidas. Provavelmente você deverá utilizar de duas ou três medidas diferentes.

2. O fundo

Basicamente, existem duas maneiras de escolher um plano de fundo para seus banners.

  • O fundo de cor sólida
  • O fundo com uma foto

Como saber qual a melhor opção? Lembrando que essas dicas são para quem não é profissional, não tem condições de contratar e precisa colocar a mão na massa. Então, uma dica para quem não tem conhecimento técnico é:

. Fundo cor sólida:

Se o seu produto já tem bastante cores ou detalhes, pode ser uma boa ideia não distrair o leitor com muitos outros detalhes em segundo plano. Logo, a cor sólida poderá ajudar a destacar o seu produto. Também irá funcionar bem as cores de fundo sólido se você tem pessoas em seu anuncio. Você poderá optar por fundos de cor sólidas ou texturas bem simples.

Lembre-se, que o objetivo é transmitir sua mensagem e fazê-la ser compreendida rapidamente, sem muitas distrações.

. Fundo com uma foto

Se você não está vendendo um produto físico e sim um serviço, por exemplo, a foto poderá te ajudar a contar um pouco sobre sua oferta ou os benefícios. Por exemplo, a foto de alguém malhando para criar uma oferta Blackfriday com 50% de desconto na academia.

3. O título

Crie títulos curtos. As pessoas não estão na internet para lerem propaganda. Você terá apenas uma fração de segundos para despertar a atenção. Então, não perca tempo com palavras desnecessárias. Seja claro. Você poderá utilizar palavras de ação como: Corra, Compre, Aproveite ou dar destaque para o principal diferencial do seu produto.

3. Subtítulo

Normalmente as pessoas utilizam o subtítulo para contar um pouco mais do seu produto ou da sua oferta. Logo, se for preciso, explore essa opção para dar mais informações do seu produto.

Mas para os banners menores (anuncio do Facebook ou Instagram) dê prioridade a imagem e tente evitar a utilização de muito texto. Logo, evite utilizar nesse caso, subtítulos.

4. CTA

A chamada para a ação (call to action) é o botão que deverá direcionar o seu possível cliente para a página de venda do produto. Por exemplo, ao publicar o seu banner sempre teste para ver se está correto o link. Já vi muita gente direcionando para a página errada e então, você perde todo o seu esforço.

Sempre utilize uma chamada para ação como: “compre agora”, “saiba mais”, “eu quero”.

Exemplo modelo de banner oferta Blackfriday da loja Evino

 

Produto com fundo de cor sólida. Utilização de duas cores: amarelo e vermelho. Botão call do Action em vermelho. Destaque para o percentual de desconto oferecido. Marca a esquerda identificando que a oferta é do site Evino.

Detalhes finais

Como se trata de banners para a Blackfriday, não esqueça de incluir o preço “De / Por” ou o percentual de desconto, como no banner acima. Nessa época o leitor vê muitas ofertas. É importante que ele bata o olho e entenda que se trata de uma OFERTA. E ENTENDER A OFERTA.

Uma dica: Coloque o preço “original” em um tamanho menor. Se possível, também diferencie o preço da oferta com uma cor mais chamativa. Você poderá colocar o cifrão e os números após a vírgula em um tamanho menor (mas com a mesma fonte).

Para não errar no seu layout, utilize poucas cores. Veja que no exemplo abaixo, é utilizado basicamente o amarelo e o vermelho. Ficaria estranho, por exemplo, colocar a cor do botão do “call to action” de azul.

Exemplo de um banner de oferta Blackfriday

 

Tag de oferta. Logo Blackfriday , Preço de por , Botão call to action. Esse banner estava dentro do site de venda. Caso for publicado externo, não esquecer de colocar a logomarca do seu site/marca.

Também de preferências para fontes de fácil leitura. Cuidado para misturar diferentes fontes ou fontes muito trabalhadas. Lembre-se que hoje em dia, a maioria das pessoas acessam a internet pelo celular, logo o tamanho do anuncio fica reduzido.

Ao publicar seu banner, abra ele no notebook e no celular. Veja se não está cortando nada. Se o botão está direcionando para a página de venda do produto.

Com isso, é hora de publicar e boas vendas!

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