3 Truques, que vão te surpreender, para usar no Adwords

Quando eu comecei no e-commerce foram quase 3 meses sem vender. Entrei em fóruns e fui atrás de dicas. Muitos diziam que não teria como vender se não anunciasse e o ideal seria fazer Adwords. Você já deve ter passado por essa fase.

Fui lá, comecei a fazer. Com uma verba pequena investi, o que era possível no início. E surpresa. Rapidamente meu dinheiro sumiu e nenhuma venda. Eu tive cliques e acesso ao meu site. Mas nenhuma venda. Tinha alguma coisa errada.

Entre um ajuste e outro fui descobrir que a forma como eu estava fazendo o Adwords estava errada. E é por isso que vou te dar 3 dicas para a sua campanha ter sucesso. Dicas essas que gostaria de ter recebido lá trás.

Custo por clique

No Google Adwords você irá pagar por clique. É o chamado CPC, ou seja, custo por clique. Estou explicando de uma forma simples. Não é tão simples usar o Adwords quanto parece. Qualquer um pode acessar o Adwords e criar uma campanha, mas tem estratégias, que não caberia aqui nesse texto. Aqui quero apenas ajudar você a não cometer alguns erros “básicos”.

Então, voltando a explicação de como funciona o Adwords, é como se fosse um leilão de palavras chave. Você poderá estimar qual o valor máximo que você quer pagar por uma palavra. Cada palavra chave já tem um valor médio que está sendo pago. E você poderá ajustar dentro dessa média qual o valor você está disposto a pagar. Se a sua palavra ganhar o leilão, você irá aparecer nos resultados das buscas. Se o cliente clicar no seu anúncio, você irá pagar o valor do clique. 

Exemplificando para que você possa entender melhor:  se você tem uma palavra-chave e o volume é de 1.000 pesquisas por mês, você poderia esperar, obter 19 cliques por mês na média (calculamos uma média de 2% de CTR). Se a sua palavra-chave custar teoricamente R$ 5 por clique, você deverá pagar R$ 95 por mês por essa única palavra-chave.

Print de tela do Plano de palavras-chave do Google
Planejador de Palavras Chave Google. No exemplo acima, colocamos “e-commerce” . Você verá algumas sugestões de palavras chave, a média mensal pesquisada e o preço médio por clique. Veja que o próprio Google mostra as palavras mais concorridas e as menos concorridas.

Concorrência com os grandes players

A internet ficou conhecida por ser muito democrática. Onde você poderá vender ao lado dos grandes players do mercado. Sim…, mas não é bem assim.

Imagina que você e os “grandes” como Americanas.com, Magazine Luiza e Mercado livre estão “competindo” pelas mesmas palavras chave. Se todos vendem “calça jeans”, é provável que vocês “comprem” a mesma palavra chave. Só que a sua verba total é infinitamente menor que a verba deles. Se o cliente está pesquisando no Google e isso faz parte da jornada do cliente ou chamado funil de vendas, dependendo do momento, ele pode estar no início da pesquisa. Esse cliente muitas vezes chega no seu site, olha e sai do site. Gerando cliques, mas não necessariamente vendas.

Jornada do cliente

Entendendo essa jornada, eu entendi porque eu tinha acesso ao meu site, mas não venda.

Por isso, muitas pessoas veem o dinheiro de campanhas ir embora. Mas muitos demoram meses para perceber isso. Vejo muitos empreendedores comemorando, que estão tendo aumento no fluxo no site. Mas precisamos é gerar vendas. Esteja atenta a isso. Erre rápido mas corrija mais rápido ainda. Senão o seu fôlego para as primeiras campanhas vai embora muito rápido.

Então, fique ligada nas 3 dicas de ouro:

Utilize palavras especificas

Utilize palavras mais especificas possíveis, pegando o cliente no momento mais próximo da decisão. Voltando ao exemplo da calça jeans, poderíamos melhorar os resultados, utilizando a palavra [calça jeans flare] [calça jeans boca larga] ao invés de somente calça jeans. 

Se você utilizar a palavra nesse formato, utilizando dentro desse parênteses [  ], é chamado no Google de palavra exata. Isso quer dizer que o seu anúncio irá aparecer para quem pesquisar exatamente dessa forma. Chamamos isso de pegar a pessoa na etapa mais final do funil, onde ela está mais decidida e propensa a fechar a compra. Afinal ela já sabe qual o modelo da calça jeans ela quer comprar.

Palavras negativas

Fundamental e a maioria das pessoas ou não sabem ou esquecem de utilizar- PALAVRAS NEGATIVAS.

Voltando ao exemplo da pesquisa da calça. Se você escolher a palavra calça ou simplesmente calça jeans de forma ampla e sem palavras negativas. A sua campanha (link do seu site) poderá sair para pesquisas de calças masculinas, calças legging, calça jeans usada, tirar mancha de calça jeans, como cortar calça jeans. E por aí vai.

Como o seu anúncio saiu nos resultados, a pessoa pode até clicar erroneamente. Ao verificar que na verdade você está vendendo uma calça jeans flare e ela só queria dicas de como cortar uma calça jeans, ela sairá logo do seu site. O Google mostra isso como rejeição. Logo, a pontuação do seu site tende a cair, prejudicando os resultados orgânicos do seu site. Além de não ter gerado venda e você ter pago pelo clique.

Para que isso não aconteça, use e abuse das palavras negativas. Ajude para que o Google seja o mais assertivo possível ao mostrar o resultado da sua campanha para usuários realmente interessados no seu produto.

Pesquise as melhores palavras

Nem sempre as pessoas sabem que o nome desse modelo de calça é flare. Se você for utilizar a palavra exata, considere também a forma errada da pessoa escrever ou outras palavras, como [calça boca larga].

Cuidado com palavras que possam ter dois significados. Por exemplo: eu trabalhava com um e-commerce de acessórios automotivo. Tem um acessório para carro que chama Longarina. Mas faça o teste e digite “longarina” no Google. Você verá que aparecerá imagens de cadeiras nos resultados de uma busca por “longarina”. Logo, eu tive que negativar cadeira, para que meu anúncio não aparecesse para quem estivesse procurando “cadeiras”.

E inclui nas palavras chaves outros sinônimos como “rack” e “travessa para carro”. Foi pesquisando que descobri esses sinônimos utilizados pelas pessoas ao pesquisarem esse tipo de acessório automotivo.

O sucesso das campanhas Adwords, principalmente para quem está começando e não tem muita verba, é pesquisar as palavras mais utilizadas para o seu produto. Negativar palavras como: usado, conserto, manutenção (se você não atende esse mercado). E utilizar o recurso de palavras exatas fugindo das pesquisas mais amplas e das palavras mais concorridas.

O objetivo desse blog é ajudar as pessoas que estão começando a evitar erros comuns por falta de conhecimento ou ignorância, no sentido de ignorar uma técnica ou uma funcionalidade.

Se você está começando e tem uma dúvida, deixa nos comentários para que possamos ajudar você a começar bem a sua jornada no e-commerce.

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